Estudo revela que procura por divulgação de produtos e serviços é maior até mesmo do que a busca por inovação e eficiência na produção

A indústria brasileira de sorvetes pretende investir mais em marketing nos próximos cinco anos. Essa é uma das conclusões do estudo “O Sorvete quer Falar”, um panorama da indústria de sorvetes desenvolvido pela Fispal Sorvetes em parceria com a Abrasorvetes e Agagel.

De acordo com a pesquisa, quase 53% dos entrevistados consideram prioridade os investimentos em marketing nos próximos cinco anos. O índice é maior até mesmo do que o das preocupações com o aumento da eficiência na produção, da inovação ou dos desafios de logística.

Crescimento do setor

“A expectativa para o setor em 2024 é de crescer 5% e acreditamos que os investimentos da indústria nesse segmento, já que restrita aos respondentes da pesquisa é de R$ 230 milhões, avaliando todo o setor esse número pode passar de R$ 1 bilhão”, explica Martin Eckhardt, presidente da Abrasorvete.

As cifras em se tratando de investimentos variam, mas a maior parcela dos entrevistados (55,3%) deve dispender quantias de até R$ 500 mil ao longo do ano. Uma parcela menos significativa (4,5%) deve investir mais de R$ 5 milhões. Cerca de 10% não pretende investir no negócio ao longo do ano, um número pequeno em relação ao todo.

A pesquisa mostra que a indústria de sorvetes deve aumentar os investimentos nos próximos anos como forma de sustentar o crescimento.

Desafios enfrentados pela indústria

Assim como ocorre com diversos outros mercados, as empresas de sorvete enfrentam uma série de desafios peculiares quando o assunto é investir em marketing. Desde a sazonalidade, passando pelo custo dos insumos e pelas mudanças nas tendências de consumo, tudo é motivo de alerta para os gestores. Alguns dos desafios enfrentados pela indústria incluem: