A Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete) realizou no último dia 15, na Churrascaria Fogo de Chão Expo Center Norte em São Paulo, o 1º Encontro Associados ABRA. Com cerca de 150 empresários e dirigentes de entidades regionais de várias partes do país, o evento ocorreu em meio à programação da Fispal Sorvetes no Expo Center Norte (13 a 16/06), e foi marcado por homenagens, posse da diretoria da nova gestão, divulgação de ações e lançamento da campanha “Saborosa Revolução”. 

Coordenada pelo presidente da Abrasorvete, Martin Eckhardt, a atividade demonstrou a união do setor sorveteiro nacional, a consolidação da entidade e o engajamento para o seu fortalecimento. Um novo movimento que iniciou em 2020, com a fundação da entidade de âmbito nacional, e que agora deve ganhar ainda mais expressão com a campanha de incentivo ao consumo de sorvete, cujo mote é 50 em 10, significando ampliar em 50% o consumo do produto no período de 10 anos. “Parece um grande desafio, mas será alcançado. Daqui pra frente todas as ações de quem atua com sorvete no Brasil devem ter esse direcionamento. Vamos divulgar, disseminar nas bases, envolver clientes, colaboradores, parceiros, enfim, toda cadeia produtiva do setor sorveteiro. Tudo vai ajudar para alcançarmos esse objetivo”, destacou. 

Eckhardt observou a falta de embasamento oficial em relação a números do setor. “Estima-se um consumo ao redor de 5 litros/ano por pessoa no Brasil, mas acreditamos que seja em torno de 6,5 litros, e nosso propósito é chegar à média de 10 litros per capita até 2033. Entre as estratégias estão a melhor estruturação do setor, sua qualificação, profissionalização, renovação do parque de máquinas, abertura de linhas de crédito, regulamentação e diálogo com governos estaduais e o governo federal para tornar os regimes tributários e regulatórios mais justos e com isso melhorar o nosso ambiente de negócios”. Neste momento, o presidente da Abrasorvete comemorou a vitória da exclusão dos sorvetes, picolés e derivados do Regime de Substituição Tributária (ST) do ICMS em Santa Catarina, conquista essa vigente desde abril em todo o Estado vizinho. “Vamos lutar para conquistar esse mesmo diferencial nos outros estados também”.

A mobilização pelas mudanças no imposto incidente sobro o setor também vão estruturar a próxima edição do Dia do Sorvete Sem Imposto, no dia 23 de setembro. O presidente convidou todos para realizarem ações em suas empresas, motivando a compreensão da sociedade para o alto peso da carga tributária. 

Homenagem

Outro momento especial foi a homenagem a Amadeu Gonçales Filho (73 anos). Ele recebeu uma placa e mensagens de carinho dos colegas em retribuição à sua dedicação e contribuição para o desenvolvimento do setor em todo Brasil. “É uma vida dedicada a isso, com muitas histórias passadas por gerações. Devemos muito a ele”, afirmou o diretor administrativo, Wander Bertolace de Carvalho, de Minas Gerais. Ao agradecer o reconhecimento, Amadeu elogiou os empresários do setor e a alegria de fazer parte das conquistas de muitas pessoas e empresas. “Comecei conversando com o avô, passei para o pai, o filho e agora estou tratando até com os netos. Espero que Deus me deixe ficar aqui por mais algum tempo”.

Nova gestão

O encontro também teve a posse da nova gestão da Abrasorvete. Martin Eckhardt, gaúcho de Lajeado/RS, fica à frente por mais três anos como presidente, tendo como vice o paulista Roque Dalcin. (Confira a nominata completa a seguir).

COMPOSIÇÃO DIRETORIA – 2023-2026

PRESIDENTE:

Martin Eckhardt – Sorvebom – Lajeado/RS

VICE PRESIDENTE:

Roque Dalcin – Perfetto – Patrocínio Paulista/SP

DIRETOR ADMINISTRATIVO: Wander Bertolace De Carvalho – Skyju – Belo Horizonte/MG

DIRETOR FINANCEIRO: Carlos Eduardo M. De Luccas – Gellak – Sete Lagoas/MG

DIRETORES ADJUNTOS

1. Sávio Gregório – Glacie – Cáudio/MG

2. Kerley Torres M. Rodrigues – Sammy – Fortaleza/CE

3. Fernando Martins Brandão – Sol E Neve – Leopoldina/MG

4. Vagnaldo Geraldo Fonseca – Gellak – Sete Lagoas/MG

CONSELHO FISCAL – EFETIVOS

1. Amadeu Gonçales Filho – ATG Alimentos – São B. Do Campo/SP

2. Eduardo Dalcin – Perfetto – Patrocínio Paulista/SP

3. Renato Zanotta – Amoratto – Florianópolis/SC

CONSELHO FISCAL – SUPLENTES

1. Mauricio Antoneli – Kaskão – São Vicente/SP

2. Douglas Pavinato – Paviloche – Joinville/SC

3. Wanderson Lamoia Nogueira – Paletitas – Piúma/ES

DIRETORA EXECUTIVA > Aline Schneider Aguiar – Lajeado/RS

Fonte: https://simonerockacomunica.pressroom.com.br/42414902bc