
Quando você degusta este delicioso alimento talvez você não se dê conta dos inúmeros cuidados de conservação do sorvete para que este produto chegue em sua boca íntegro com a textura idealizada, com o sabor uniforme entre muitos outros atributos sensoriais tão importantes que combinados culminam no grande prazer a cada colherada.
O Início de Tudo
A conservação do sorvete começa na fabricação dele e no seu armazenamento ainda na fábrica, o cuidado inicia com as embalagens previamente resfriada para não ocorrer descongelamento nas partes que tocam a parede.
Em relação à armazenagem, as soluções de refrigeração inteligente realizam o controle das temperaturas das câmaras com alta precisão.
Depois de embalado, o produto segue para a câmara de endurecimento, mantido entre -25oC e -28oC. O processo deve ser rápido a uma temperatura uniforme a fim de evitar a formação de cristais de gelo grandes.
A Entrega no seu Ponto de Venda favorito
A segunda preocupação é em relação à entrega no PDV. A viagem é bem planejada observando antes de partir o bom funcionamento do sistema de frio do veículo para evitar o aquecimento da carga. Ao chegar ao freezer de armazenamento, é só manter a temperatura de estocagem entre -12oC e -17oC.
No ponto de venda e no trajeto pra casa
Agora é a parte em que nós consumidores podemos fazer a nossa parte e contribuir no processo de manutenção da qualidade do nosso querido sorvete. Seguem algumas dicas:
• Não compre sorvetes que estão armazenados com outros alimentos no freezer
• Prefira os sorvetes com embalagem transparente, pois assim você pode reconhecer visualmente se houve o descongelamento como por exemplo por queda de energia no local e desligamento dos equipamentos à noite, sorvetes encontrados descongelados nas prateleiras dos mercados após a desistência de algum consumidor, problemas no armazenamento e muitos outros;
• Observe se há grandes cristais e camadas de gelo no fundo do pote. Um produto assim não deve ser adquirido. A textura é diferente, o sorvete chega a ficar esfarelado e com grandes cristais de gelo.
• Pegue o sorvete apenas no fim de suas compras e não faça grandes trajetos com ele, assim a temperatura será mantida e o sabor não sofrerá alterações
• Não coloque o sorvete perto do ar condicionado do carro. Muitas pessoas acham que fazendo isso ele vai demorar mais para derreter, mas é o contrário. O vento só ajuda no descongelamento do sorvete. O ideal é colocar em uma caixa bem lacrada, mesmo que não seja térmica, pois o frio do próprio pote irá ajudar a manter a temperatura
• Muita gente acredita que o gelo ajuda a manter a temperatura do sorvete, mas não. O gelo possui grau zero e o sorvete deve ser mantido em temperatura de no mínimo 18 graus negativos. Isso quer dizer que ele vai derreter da mesma forma. Em longas viagens, o recomendado é transportar a sobremesa em uma caixa de isopor com gelo seco, que possui temperatura inferior a 78 graus negativos. Fazendo isso, o sorvete permanece por 24 horas sem sofrer alterações.
Na sua Casa
Agora chegou a nossa vez. Só depende de nós agora para que possamos deliciar da mesma forma que ele foi concebido para nosso deleite. Então se liga nas orientações a seguir:
• Evite deixá-lo fora do congelador por muito tempo. Sirva o sorvete e retorne o pote ao freezer em seguida;
• O sorvete deve ser mantido em uma temperatura de aproximadamente 18 graus negativos.
Depois de todo esse conhecimento, que tal colocar em prática e ir correndo para o seu ponto de venda favorito e escolher um pote de sorvete bem armazenado e sem sinais de problemas de conservação? Não esqueça de experimentá-lo!
Fontes:
https://frigocenter.com.br/blog/2019/02/05/conservacao-de-sorvetes-controle-rigoroso-e-essencial/
ttps://grupoodp.com.br/armazenamento-correto-garante-sabor-aos-sorvetes-em-qualquer-epoca-do-ano/