Sorvete pode ajudar a combater a depressão?

É verdade que o consumo de Sorvetes podem diminuir o sentimento de tristeza das pessoas?

Segundo algumas fontes, os sorvetes fazem parte de um grupo chamado de “alimentos de conforto”. Esse grupo são essencialmente produtos que possuem também gorduras em sua formulação.

E como se sustenta esta tese?
Algumas fontes científicas. Por exemplo, em 2011, uma equipe de pesquisadores, liderada por Lukas Van Oudenhove, da Universidade de Leuven, na Bélgica, publicou imagens de atividade no cérebro durante momentos de tristeza. Em seguida, eles observaram como as imagens mudaram quando uma solução de gordura foi introduzida no estômago. As imagens do cérebro revelaram o que os amantes de sorvete sabem há muito tempo: as respostas do cérebro à tristeza foram significativamente reduzidas quando a solução gordurosa foi infundida no estômago. Os entrevistados também relataram menos fome e melhor humor quando a solução gordurosa foi administrada. O efeito foi significativo no sentido farmacológico: a solução gordurosa reduziu a intensidade das emoções tristes quase pela metade – o que é o máximo que qualquer antidepressivo prescrito pode alcançar. O estudo também mostrou um efeito de pré-tratamento. Quando os indivíduos receberam a solução de ácido graxo com antecedência, suas respostas subsequentes à tristeza foram diminuídas. Ao mesmo tempo, músicas e fotos tristes reduziam a sensação de saciedade que vinha da ingestão de gordura. Este estudo tem implicações claras para uma ampla gama de distúrbios, incluindo obesidade, distúrbios alimentares e depressão .

Lukas Van Oudenhove, Shane McKie, Daniel Lassman, Bilal Uddin, Peter Paine, Steven Coen, Lloyd Gregory, Jan Tack e Qasim Aziz. A sinalização intestino-cérebro induzida por ácidos graxos atenua os efeitos neurais e comportamentais da emoção triste em humanos. Revista de Investigação Clínica. Publicado on-line em 25 de junho de 2011.

Giovanni Cizza e Kristina I. Rother. Feuerbach estava certo: somos o que comemos? Revista de Investigação Clínica. Publicado on-line em 25 de junho de 2011.

https://www.psychologytoday.com/us/blog/brain-sense/201107/why-ice-cream-chases-the-blues-away

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.