Empresas de sorvete e de açaí tentam reverter queda na busca por gelados no período com itens de sobremesa quentinhos e até colecionáveis. Sazonalidade ainda é o maior desafio das empresas do nicho.
Quando resolveram trocar a engenharia por açaí, em 2017, os donos da rede de franquias The Best Açaí contam que temiam o período de inverno. O panorama que viam era de sorveterias dando férias coletivas, fechando as portas ou tendo de servir itens que não combinavam com o produto principal para manter o faturamento. “Não queríamos fugir do propósito de servir algo que é visto como uma sobremesa, tendo que trabalhar com sopas ou sanduíches, por exemplo”, diz Sérgio Kendy, sócio-fundador da marca.
A solução encontrada pela rede foi trazer outro item com cara de sobremesa para ajudar a aquecer as contas no inverno: waffles, com self-service dos itens do buffet. A primeira versão foi lançada em 2021, mas, para os anos seguintes, eles investiram em aprimoramento da receita, para deixar o item mais fresco e crocante. Atualmente, os franqueados recebem os produtos prontos para vender. “Isso gerou um barulho e aumentou o faturamento do inverno”, diz Kendy.
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