Vendas aumentam pelo menos 50% durante ações do Dia do Sorvete sem Imposto pelo país.

A segunda edição da campanha Dia do Sorvete sem Imposto foi sucesso de adesões e resultados nos pontos de venda onde ocorreram as ações. Realizada no sábado (23/09), a iniciativa liderada pela Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete) contou com o apoio das associações regionais, abrangendo um total de 13 estados que aderiram ao movimento: AC, PA, BA, CE, TO, MG, GO, ES, SP, RJ, SC, PR e RS. Conforme o presidente da entidade, Martin Eckhardt, a mobilização foi muito positiva porque mostrou mais uma vez o peso da alta carga tributária incidente no setor e comprovou a influência do produto mais acessível nas vendas. “Houve um incremento de no mínimo 50% na comercialização por parte das empresas. Isso está diretamente relacionado ao valor do sorvete, que vendido sem os 35% de imposto ficou muito mais acessível aos consumidores”, destaca. Entre as iniciativas, teve casquinhas, potes e picolés mais baratos, desconto no buffet e ampla divulgação nas redes sociais com conscientização sobre o assunto.

O incremento do consumo é o mote do projeto “50 em 10” da entidade, o qual busca a ampliação em 50% no período de 10 anos, alcançando os 10 litros per capita. “Temos países do Mercosul com índices bem superiores ao nosso, sem falar na Europa e Estados Unidos. Mas para isso precisamos mudanças no sistema tributário e no Custo Brasil, para que na ponta o produto fique mais em conta e a população compre mais”, defende.

A Abrasorvete vai seguir com a mobilização e os resultados de iniciativas como essa campanha servirão de subsídio. Eckhardt afirma que há articulações nas esferas estaduais e federal, observando avanços como em Santa Catarina (SC). Neste estado, houve a vitória da exclusão do Regime de Substituição Tributária (ST) do ICMS para os produtos do setor, e cuja expectativa é em breve também ter novidades junto aos governos do Rio Grande do Sul e São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.