Acreditamos ser de comum acordo que a vida tem nos exigidos em demasia do nosso corpo, fisicamente e emocionalmente. O grande número de atividades e a busca constante pelas conquistas materiais para proporcionar uma vida minimamente confortável nos levam a dias para muitos extremamente estressantes. E quem nunca apelou por um delicioso e adorável Sorvete para relaxar, acalmar os ânimos e recarregar a alma de energias positivas muitas vezes trazendo de volta um sorriso revigorante e aquela sensação de prazer e bem estar?

O Sorvete é assim, “tomar” um sorvete é todo um momento de descontração desde a decisão passando pela escolha da sorveteria, na indecisão de sabores cada um melhores que outros e naquela contagiante anestesia gostosa que afasta da cabeça todos os problemas do mundo se concentrando em um só problema – consumir aquele deleite antes de derreter completamente.

Uma reportagem do instituto de Longevidade MAG apresenta uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, onde identificou que o sorvete contém um aminoácido conhecido como triptofano, que atua na produção de serotonina no corpo humano, acalmando e reduzindo a agressividade. Por isso, o sorvete é indicado no combate ao estresse e para pessoas que precisam relaxar e dormir melhor.

Um outro estudo, apresentado nesta mesma reportagem, do Instituto de Psiquiatria de Londres, rastreou a atividade cerebral de pessoas que consumiram sorvete de baunilha e descobriu que o alimento tem efeito imediato em partes do cérebro responsáveis pela sensação de prazer.

Agora que sabemos que o sorvete pode nos ajudar a se restabelecer de momentos estafantes, vamos dar mais motivos interessantes para saborear um sorvete e cuidar da sua saúde mental. Vocês devem estar se perguntando, será que o sorvete pode ajudar a me preparar para o dia pesado que estará por vir?

Sim, vejam agora um estudo da Kyorin University, do Japão, publicado pela revista Superinteressante (Abril) mostrando que tomar sorvete logo após acordar pode ter efeitos positivos para o cérebro, melhorando o processamento de informações e a atenção. A pesquisa, publicada em setembro de 2017, comparou a atividade cerebral de participantes que saborearam a sobremesa gelada logo depois de acordarem com a de pessoas que não incluíram a iguaria em seu cardápio matutino. Os resultados indicaram que aqueles que tomaram sorvete demonstraram melhores tempos de reação e um desempenho mental mais elevado do que quem não tomou.

Uma análise posterior também constatou um aumento nas ondas alfa de alta frequência, associadas a níveis mais altos de atenção e capazes de reduzir a irritação.

Os participantes do estudo foram testados uma segunda vez e, ao invés de tomar sorvete, a primeira coisa que fizeram após acordar foi beber um grande copo de água gelada. Nesse caso, os níveis de alerta e capacidade mental também foram mais altos do que a média, mas não alcançaram os atingidos pelo sorvete.

Ou seja, Sorvete é bom a qualquer hora, acordando, durante o dia ou para finalizar o dia, alimentando seu corpo e sua mente, inspirando bons cuidados, carinho e atenção, então fica aqui uma dica, convide agora seus amigos e as pessoas que ama e façam um brinde de sorvete à vida!

Fontes:

https://institutodelongevidademag.org
https://super.abril.com.br

Curadoria Técnica Danthas Consultoria: Rafael Moura, Daniela Rebeque e Kerley T.M. Rodrigues